A partir de um momento lúdico vivenciado na rotina, exploramos algumas questões a respeito
do transporte coletivo da cidade de Curitiba. Observando a brincadeira
espontânea das crianças ao enfileirar cadeiras e simular dirigirem um ônibus, em rodas de conversa foram levantados questionamentos acerca do que eles
estavam brincando, quem teve a ideia, o que sabiam a respeito do transporte
coletivo, entre outros. O protagonismo infantil esteve presente na sequência
deste trabalho. A partir do interesse crescente, fizemos pesquisas com
observação de imagens para ampliação de repertório, novas rodas de conversa,
elaboração de listas com conclusões das crianças, produção de réplicas do
cartão transporte, registros em forma de desenho e até o protótipo de um ônibus
confeccionado com caixa de papelão, tinta e trabalho em equipe. Através de uma
votação a partir de um levantamento sobre as cores dos ônibus que circulam pela
cidade, decidiram a cor que seria o ônibus. O que
aparentemente surgiu de uma simples brincadeira, tornou-se aprendizado e, desta
forma, as crianças puderam aprimorar sua socialização, compreendendo os
diferentes papéis exercidos pelas pessoas em contextos diversos e recriar
situações reais em cenários de faz de conta. Para que isso continuasse a fazer
parte das atividades, foi sugerido que o protótipo permanecesse na sala com a
possibilidade de ser utilizado nos cantos de atividades diversificadas e assim
tem sido. Já surgiram novas propostas de construção de outros protótipos para
enriquecer ainda mais a brincadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário