segunda-feira, 11 de maio de 2015

CMEI Cj Iracema - O Segredo da Lagarta


   
Certa manhã a turma do Pré foi brincar no gramado do CMEI, em poucos instantes ouvimos os gritos das crianças nos chamando para ver um “bicho grandão” na árvore de amora, e quando chegamos lá nos deparamos com uma enorme lagarta.  Percebemos que o medo das crianças era maior que a curiosidade, então com um galho pegamos a lagarta e a  colocamos em um pote transparente, assim as crianças poderiam observá-la com segurança.
            
Reunimos as crianças para conversarmos sobre a lagarta e a professora Gisele sugeriu organizar o pote em que ela estava para não morrer. Com as crianças arrumamos uma caixa maior, colocamos areia, pequenos galhos e muitas folhas. A tampa foi feita com plástico transparente e pequenos furos para entrar ar. Levamos para nossa sala o nosso “presente”. Decidimos realizar uma sequência didática para descobrirmos com a turma “o segredo da lagarta”.
            
Um belo dia, ainda pela manhã, uma das crianças me chamou pra ver o que estava acontecendo no pote da lagarta, e adivinha?... Ela estava soltando a pele e em volta de seu corpo estava se formando um casulo. As crianças adoraram perceber as mudanças.
            
Com o passar dos dias a ansiedade das crianças foi se acalmando, mas o interesse continuava, e todos os dias fazíamos a observação da transformação da lagarta. Numa manhã chegamos ao CMEI e uma linda borboleta estava quase toda para fora de seu casulo. As crianças voltaram a ficar eufóricas com a novidade, “ela saiu da casquinha” dizia a Kiara! Combinamos que iríamos sair para soltar a borboleta. E assim fizemos; soltamos a borboleta e ficamos observando o que aconteceria; ela pousou em um arbusto onde ficou o dia todo depois seguiu seu caminho.
           
Foi uma experiência incrível para as crianças e para nós professoras, superando nossas expectativas.  Conseguimos observar o processo completo da lagarta virando borboleta. As aprendizagens foram muitas! Todas as certezas passaram a ser incertas e confusas, mas a beleza da borboleta nos fez esquecer o medo que foi a primeira sensação experimentada com esta prática.

Equipe do Pré
Professoras Gisele e Tatiane

Abril/2015















Nenhum comentário:

Postar um comentário