segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Chamada Divertida!



Escola Municipal Prof.ª Maria de Lourdes Lamas Pegoraro
 
PROFESSORA: Danyele do Rocio Lima

PEDAGOGA: Leoni Nantes

TURMAS: Pré “A” e “B”


 
A chamada é uma prática educativa muito utilizada na educação infantil para que as crianças reconheçam seus nomes e o dos colegas da sala, transformar esse momento em brincadeira favorece a atenção e a participação dos pequenos. 

Sabendo que a criança é o foco principal do planejamento das práticas educativas a serem realizadas durante a semana, a professora a cada dia traz uma brincadeira ou música para este momento ficar divertido e prazeroso para elas. Uma das maneiras divertidas de realizar a chamada é com a música da “Canoa Virou”, onde todos cantam a música “A canoa virou foi pro fundo do mar, foi por causa do pré A que não soube remar, siriri pra la, siriri pra cá”, e no verso final “Se eu fosse um peixinho, e soubesse nadar eu tirava ________ (a professora mostra o crachá em forma de peixinho e as crianças dizem o nome escrito), lá do fundo do mar”. 




As crianças se divertem com a chamada da música da serpente, todos cantam, “Essa é a história da serpente que desceu do morro para procurar um pedaço do seu rabo, ei você aqui é um pedaço do meu rabãoo (mostra-se o crachá e a criança vem fazer parte do rabo, passando embaixo das pernas e formando uma fila)”. 

 

Para a música da “Ciranda, Cirandinha” forma-se uma roda e cantamos a música, no ultimo verso “Por isso (a professora mostra o crachá e a criança vem no meio da roda) entre no meio desta roda diga o nome de uma animal, diga adeus e vá se embora”, podendo trocar por dizer uma fruta, cor, letra e objeto. 



Muito esperada pelas crianças é a chamada com a música “Senhor caçador, preste atenção, só vai miar quem o crachá a professora mostrar” (a professora mostra o crachá e a criança faz MIAU).

Nenhum comentário:

Postar um comentário